13 de abril de 2014

Lua Sangrenta ou Lua de Sangue



Lua Sangrenta ou Lua de Sangue

Desde o começo deste ano de 2014 eu tenho visto diversos sites fazendo postagens sobre a “Lua Sangrenta” ou “Lua de Sangue”.
Mas afinal de contas, que lua é esta?

Bom, cada pessoa tem uma opinião a respeito:

Para a Nasa, é somente um fenômeno astrológico.
Para os cristãos, é uma data em que se iniciam diversos eventos que culminarão no fim do mundo.
Para bruxos, wiccanos, esotéricos e outras pessoas relacionadas, é um período de grande poder.

Então vamos por partes:

1º Sim, é um fenômeno astrológico.

De acordo com um site de climatologia: Ocorrerá na madrugada do dia 14 para o dia 15 de abril um ECLIPSE LUNAR TOTAL, que será visível em algumas partes do mundo: (Leste da Austrália, no Pacífico e nas Américas, ou seja, de todo o Brasil). Ainda será possível ver Marte um pouco maior do que habitualmente.
O eclipse começará à 01:54hs, o máximo irá ocorrer às 04:46hs quando a Lua atinge uma altitude de 22°; este evento vai chegar ao fim às 07:38hs da manhã horário de Brasília, ou seja, o final ocorrerá de dia e não será possível vê-lo.

O mais interessante da ocorrência desse eclipse é o escurecimento do céu, que permitirá ver a olho nu estrelas que são bastante ofuscadas com a presença da lua cheia. Também brilhante será a presença de Marte.

Mas, porque Lua Sangrenta?
Mesmo que a Terra bloqueie todos os raios do sol, a luz do astro se inclina ao redor da borda da Terra, e essa luz é refletida na lua. O tom avermelhado vem dos raios de luz indiretos que estão sendo filtrados pela nossa atmosfera – o mesmo efeito visual que faz um pôr do sol marcante. A nossa atmosfera funciona como um filtro, removendo a maioria da luz de cor azul, deixando apenas a luz vermelha e laranja que enfeitam a superfície da lua. Ainda assim, a cor não é estática. A lua pode mudar várias vezes durante as diferentes fases do eclipse, que vão de um cinza inicial ao laranja e âmbar. O brilho das cores também pode ser afetado pelas condições atmosféricas. Partículas extras na atmosfera, como as de uma erupção vulcânica recente, poderiam fazer com que a lua parecesse um tom mais escuro de vermelho.
Então, não se preocupe. O fenômeno é comum e realmente é muito lindo.





A ciência explica:
Basicamente, a Lua Vermelha nada mais é do que um eclipse lunar total, onde a Lua vai ficar com aspecto avermelhado no momento em que a Terra ficar entre o Sol e a Lua. Teremos dois nesse ano e dois em 2015. O conjunto de quatro eclipses totais da Lua que ocorrem em uma sequência de dois anos é chamado de tétrade e isso é relativamente raro: no século XXI haverá apenas oito tétrades:

1ª  Tétrade:   2003 -  2004
2ª  Tétrade:   2014 -  2015
3ª  Tétrade:   2032 -  2033
4ª  Tétrade:   2043 -  2044
5ª  Tétrade:   2050 -  2051
6ª  Tétrade:   2061 -  2062
7ª  Tétrade:   2072 -  2073
8ª  Tétrade:   2090 -  2091

No dia 15 de abril de 2014 (madrugada de segunda para terça) acontecerá a 1ª Lua Vermelha do ano. Demos sorte, pois o fenômeno será totalmente visível no Brasil! Seu início será por volta de 1:50 da madrugada do dia 15, com a totalidade ocorrendo em torno de 3:45. O maior obscurecimento terá início a partir de 3h, com término às 5:20h, mas permanecerá parcial até 6:30 (com o dia claro, é mais difícil de observar o eclipse).

Encontrei este vídeo e achei muito interessante a explicação sobre o motivo da lua ficar vermelha.




2º Porque para os cristãos é um “prenúncio” do fim do mundo?

Eu, particularmente, acredito que alguns cristãos estão equivocados. Vejo publicações citando várias passagens da bíblia, seguidas sempre de comentários escatológicos:
Êxodo, quando é anunciada a 10ª praga, onde os primogênitos são mortos e as portas das casas são marcadas com sangue.
Joel, onde diz que “o sol se converterá em trevas e a lua em sangue antes que venha o terrível dia do Senhor”.
Apocalipse, onde diz que ao romper o sexto selo, o sol se torna negro e a lua em sangue.
Além disto, grandes eventos coincidiram com este fenômeno, como por exemplo:
-1492: A Espanha expulsou os judeus, e também, Colombo descobriu a América
-1948: Israel renasceu como uma Nação, após 2 mil anos conseguiram essa independência.
-1967: Israel venceu a "Guerra dos Seis Dias" e reivindicaram Jerusalém, pela primeira vez em 2 mil anos, Jerusalém e Israel estavam juntos novamente.



Diversos outros eventos históricos acompanharam este fenômeno astrológico, mas os pseudocristãos de plantão sempre fazem alarde anunciando o fim do mundo, sendo que o próprio Jesus havia dito que ele retornaria sorrateiro, quando tudo estivesse calmo, ou seja, se você é cristão e está anunciando o fim do mundo por causa de um eclipse, sugiro que dê uma boa lida na bíblia e também em livros de astrologia, mitologia e história. E não apenas isto, preste atenção ao que está lendo, sem mencionar que, se Jesus pregava o amor e você é adepto desta filosofia, não cabe a você julgar as pessoas e espalhar palavras de ódio dizendo que vamos todos para o inferno e que você é a “última bolacha do pacote” que vai para o céu.

Eu conversei com alguns pastores evangélicos sobre este assunto e todos eles foram bem específicos ao dizer que isto não tem nada a ver com o retorno de Jesus e que é apenas um fenômeno astrológico, porque segundo a bíblia, Jesus não vai retornar quando estiver acontecendo guerras, terremotos, maremotos ou qualquer outra coisa que cause alarde. Ele retornará quando tudo estiver calmo, ou seja, nada disso implica em coisas do tipo, governo do anticristo, prenúncio do fim dos tempos, e qualquer outra bobagem que as pessoas falam.
É claro que este é um conceito cristão e eu não sou cristã. Já fui, claro, mas hoje não sou mais. Só estou explicando isto aqui por causa destes falsos profetas que adoram aparecer na internet.

3º Agora vamos ao que nos interessa, ou seja, para nós, wiccanos, o que significa este evento em particular.

Várias pessoas tem me perguntado sobre rituais que podem ser feitos e o que é para nós esta Lua de Sangue. Então vamos lá!
Para nós, um eclipse é sempre considerado uma boa fase e o fato da lua estar com uma cor avermelhada (ou não) é também importante, pois fazemos rituais para a Lua Rosa, da qual já fiz uma postagem com um ritual simples AQUI.



Algumas pessoas me perguntaram se é uma fase negativa, outros, se é positiva.
Não, não é negativa.
É uma fase de renovação e grande poder. Porém, temos que ter cautela quando pensamos em algo negativo, porque como sabemos, a lua sempre causa influência em todas as coisas e se pensarmos negativo, obviamente poderá acontecer coisas desagradáveis.
Temos que ter também, cuidado com o que desejamos, pois tudo reflete e sempre volta para nós, então é importante pensar em coisas harmoniosas, mantendo um equilíbrio com o nosso poder.
Como é uma fase de renovação, é um bom momento para fazer a sua Autodedicação, Autoiniciação ou ser iniciado. E também começar novos projetos, como mudanças de ambiente, mudanças de hábito, começar aquela dieta, etc., enfim, renovação mesmo.




O que podemos fazer nesta Lua de Sangue?
Primeiro, faça uma boa meditação. Avalie sua vida, seu trabalho, como está o andamento dos seus projetos e se você realmente está pronto(a) para que estas mudanças aconteçam.

Seguem algumas dicas fáceis para você meditar:
*Procure sossego
Um local livre de interrupções é essencial. Vale seu quarto, uma praça, o parquinho do prédio. Para iniciantes, o latido de um cachorro pode tirar o foco da meditação. Com o tempo e a prática, vai ficar mais fácil ignorar esses ruídos.
*Foque na respiração
Preste atenção no ar que entra e sai do seu corpo. É uma distração para o cérebro. Assim, ele foca no seu organismo, e não nos problemas da vida ou no que acontece ao redor.
*Liberte os pensamentos
É impossível não pensar em nada - só de pensar nisso você já estará pensando em algo. Mas não se apegue a nenhum pensamento para que o cérebro não comece a trabalhar nem te tire do relaxamento.
*Tenha um mantra
Mais um truque para prender a atenção do cérebro. É um som repetido em alguns tipos de meditação. Ou coloque uma música relaxante, de preferência instrumental.
*Ajeite-se
Fique confortável. Pode ser do jeito que você achar mais cômodo, sentado ou deitado. O importante é evitar algo como dor nas costas ou nas pernas, que poderia afetar sua concentração.
*Depois que estiver bem relaxado(a)
Tente se concentrar nos Deuses e peça orientação a eles. Tente imaginar-se junto com eles, num lugar calmo, na beira da praia ou no meio da floresta.
Desta forma você poderá se conectar com os Deuses.
No começo pode ser difícil, mas com o tempo você sentirá essa presença.

Meditação da Lua de Sangue
Esta meditação é para você entrar em conexão com a lua, mas não é para fazer pedidos e sim, para se renovar, pois esta lua simboliza uma nova fase que se inicia em sua vida.

Faça um círculo de sal grosso e no centro coloque seu caldeirão. Se você não tiver caldeirão, não há problema, coloque uma vasilha para simbolizar (o importante é o seu poder). Dentro do caldeirão coloque uma vela preta ou roxa (se não tiver, pode ser branca, pois a cor branca é a mistura de todas as cores). Depois escreva em pequenos pedaços de papéis o que você deseja deixar para trás para que sua vida se renove. Lembre-se: não faça pedidos, mas sim, peça renovação.
Caso você tenha um oráculo e queira consultá-lo durante este rito, sinta-se à vontade!

Ao entrar neste círculo, acenda a vela e comece a meditar, refletindo sobre você mesmo(a) e tudo o que deseja mudar, além das coisas que quer “jogar fora”, deixar para trás para que a renovação aconteça.
Olhe para a lua e sinta a energia dela vindo em sua direção, entrando em você e purificando todo o seu corpo, como se fosse um banho de energia. Acenda a vela dentro do caldeirão e vá queimando os papéis nos quais você escreveu o que deseja deixar para trás. Não pense em coisas negativas, pense na sua renovação. Deixe os papéis queimando junto com a vela dentro do caldeirão e diga as palavras:

"Lua que de sangue se enche,
seu Ciclo precisa continuar.
Por essa razão tu derramas
essas energias que a tudo vem renovar!
Que essas energias,
Que teu sangue que escorre
também penetrem em mim.
Que eu possa ser limpo(a)
De tudo que no passado devo deixar.
Que saiam de mim agora
tudo aquilo que me impedir de continuar!

Lua que de sangue se enche,
Venha, venha me purificar!
Lua que de sangue se enche,
Venha, venha me renovar!
Lua que de sangue se enche,
Venha, venha fazer meu ciclo andar!"

Medite mais um pouco, sentindo a energia da lua em você.
Deixe a vela e os papéis queimarem até o final, mas não é necessário que você fique por perto, apenas certifique-se de que está num local seguro sem riscos de acidentes. Deixe na luz da lua até o dia seguinte durante todo o dia e ao entardecer enterre os restos ou jogue em água corrente.



Banho de ervas e aterramento
Uma boa coisa a se fazer é um bom banho com ervas para que seja feito um aterramento das energias. Pode ser feito após a meditação / ritual e também quando se sentir exausto(a).
Normalmente, no nosso dia-a-dia, temos muito stress, muita correria e falta de tempo, gerando muito cansaço. Este cansaço se acumula com o passar do tempo e isto nos deixa fracos e desanimados. Para resolver isto, um banho para renovar as energias é perfeito, principalmente nesta lua de maior poder.

Se você tiver uma banheira em casa, as ervas podem ser colocadas nela, mas caso não tenha, utilize um saquinho de tecido fino (pode ser de meia calça) e coloque as ervas dentro deste saquinho. Depois pendure-o no chuveiro de forma que a água passe por ele, assim, você estará recebendo a energia destas ervas.
Os ingredientes são simples:
Sal grosso, arruda, benjoim, alecrim e outras ervas purificadoras caso deseje.
Ao tomar este banho, feche os olhos e visualize a energia da lua vindo sobre você, como uma luz intensa iluminando o seu corpo. Sinta esta energia entrando e ao mesmo tempo “jogando fora” todo o cansaço que você sente, descendo pelo ralo e afundando-o sob a terra. Ao final, você estará totalmente coberto(a) com a energia lunar e livre do cansaço e da negatividade. Sinta esta energia se dissipando e você se renovando. Depois, tome banho normalmente e se seque como de costume.
Prontinho, você estará totalmente renovado(a).

Agora algumas dúvidas levantadas:

1 - Neófitos / novatos / iniciantes podem fazer este ritual?
Sim, podem fazer, mas prestem atenção ao que estão fazendo, não façam brincadeiras nem parem pela metade ou tenham distrações. Seguindo o ritual corretamente, o resultado será satisfatório.

2 - A que horas poderei ver o eclipse na minha cidade?
Basta seguir este calendário:

3 - E se o céu estiver nublado?
Então neste caso, sugiro que visite este site, pois eles transmitirão ao vivo:

4 - Quais os eventos e profecias coincidem com a lua sangrenta?
Bom, não vou me aprofundar muito neste quesito, porque é um assunto muito escatológico e está fora do objetivo aqui, mas vou deixar o link para que vocês leiam:



Espero ter esclarecido. Dúvidas, deixem nos comentários.

Texto de Viviane Lopes com alguns trechos baseados em informações de:

Nasa, Observatório Nacional, Climatologia, Ciência Todo Dia, Galeria do Meteorito, EBC Tecnologia e informações de wiccanos, astrólogos e pastores evangélicos.